quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BRAsil dos contrastes


Que o Brasil é o país dos contrastes, todos sabemos. Aqui e acolá vemos provas disso.

Pois bem, apesar disso, alguém - dos poucos que lêem esse espaço - entende o que se passa com os atletas olímpicos daqui?

Nas Olimpíadas desse ano, o Brasil terminou, como em todas as anteriores, devendo, e devendo muito. Motivos não faltam para explicar isso.

Ok, mas e o quadro de medalhas das Paraolimpíadas de Pequim? Sétimo lugar! Até o momento, são 20 medalhas, 8 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Quem vos fala não entende isso.

E que não se apele para a infame "piada" de falar que "até os sem pernas ou braços ou visão conseguem mais feitos que os saudáveis".

Não existe incentivo, fato notório. Não existe quase (!) nada, por assim dizer, em favor dos atletas, fato também sabido.

Agora, uma dúvida mais prática: o nosso Comitê Olímpico trabalha melhor ou pior que o, também nosso, Comitê Paraolímpico?

Os números estão aí.

Batamos na tecla novamente: os atletas do Brasil são heróis pura e simplesmente por serem atletas do Brasil!

Isso não deve sair de pauta.

Dirigentes incapazes, governantes omissos produzindo resultados abaixo do esperado. Os atletas, nesse caso, são apenas peça de manobra visando eleições, seja em federações, confederações, câmaras, senados, etc.

crédito da imagem: Portal Terra/Agência Xinhua
(Daniel Dias, prata nos 50m borboleta na classe S5)


6 comentários:

Tomás Ribeiro disse...

Outro ponto que pode ser visto é se os outros comitês paraolímpicos também não tem o devido insentivo. Desconheço sobre o assunto, mas creio que possa ser algo a refletir.

Anônimo disse...

Hohoho, poderia assinar isso ae tmb. concordo com td q foi dito, principalmente na parte que fala que os atletas do brasil são heróis pura e simplesmente por serem atletas e do brasil hehe.

Flávio Lobo disse...

Falta incentivo ao esporte, falta educação, falta saúde, falta... Esse é o Brasil-sil-sil do Galvão Bueno!

Valeria disse...

Esporte no Brasil???? Piada. Já tentei carreira no basquete e pude conhecer todos os meandros da sujeira que é tudo isso. Não gosto muito nem de falar a respeito, mas é um tal de põe filho de fulano na quadra, tira quem não é filho de ninguém do mundinho que estiver jogando bem porque não pode aparecer... Vc não tem idéia. P´rá dizer a verdade acho justo que aconteça esse tipo de tragédia no esporte. Quem sabe assim as pessoas deixam de pensar em seu próprio bem e abrem o olho para o coletivo. No esporte, quem tem de se destacar é quem é melhor de fato. Muitos dos que conseguiram alguma coisa não eram os melhores. Os melhores foram sendo destruídos ao longo do caminho.
A verdade dói, mas é essa.
Abraço e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Daniel DIas: O Phelps Brasileiro..

Unknown disse...

Paulista... concordo com tudo o que foi exposto. Mas nossa situação não se limita a infra-estrutura voltada para o esporte ser ridicula... o pais é uma piada. Tanto que quem tiver a chance de sair do país e fazer carreira lá fora não irá pensar duas vezes. As autoridades brasileiras são ridiculas... eu até respeito quem tem gana.. mas quem rouba 50 milhoes?! ou mais?! nao há vida suficiente para gastar com isso! Mas amo mt meu Brasil!!
mas se puder sair...