domingo, 1 de junho de 2008

"Quero ser o primeiro Michael Phelps"


Não basta saber que é o melhor, tem que ser, efetivamente, o melhor.

Essa é a mensagem que o nadador americano Michael Phelps deixou em uma entrevista dada a um canal de TV a cabo.

Phelps, com rara honestidade, fala que o que importa para conseguir os resultados são seus treinamentos e sua concentração. Os adversários serão batidos naturalmente se ele seguir com a sua rotina.

Máscara? Pode ser.

O americano, em certo ponto da entrevista, esquece o nome de seu rival (ou aspirante a rival?) nos 200m borboleta Kaio Márcio. Cita, também, Thiago Pereira como suposta pedra em seu caminho.

Mas pensemos: será que têm os nadadores brasileiros condições de bater esse fenômeno das piscinas? De superar o dono de oito medalhas em Atenas, 2004, sendo seis de ouro?

Outro ponto que chama atenção em Phelps é a naturalidade com que ele lida com a pressão que existe em cima de seu rendimento.

Para Michael Phelps tudo é muito natural. O curso que sua carreira toma, dia a dia, parece ser, para ele, pura e simplesmente, nada diferente de seu destino.

Michael Phelps soa, para ouvidos leigos como os desse blogueiro, como uma barreira intransponível, uma flecha das águas cuja velocidade e conhecimento de si a tornam tão sublime, tão soberana que, simplesmente - e que Thiago, Kaio e companhia não tomem isso como demérito -, resta aos demais aceitar sua condição, por ora (!), de coadjuvantes.

Micheal Phelps, por fim, quando comparado a seu compatriota Mark Sptiz (8 ouros em uma mesma Olimpíada), diz com toda naturalidade:

- Não quero ser um segundo Mark Spitz, quero ser o primeiro Michael Phelps.

Alguém duvida? O blogueiro não ousa.

crédito da imagem: Reuters


Nenhum comentário: