quarta-feira, 28 de maio de 2008

Em terra de gigante...


O dilema de São Paulo ameaça vir à tona, também, no Rio de Janeiro. Clássicos devem ter mandantes? Os clubes que têm estádio devem se valer dele em um jogo contra um outro grande de seu estado?

Para São Paulo o dilema até (!) procede. Com o Morumbi, o Pacembu e o Parque Antártica, teoricamente, os três grandes da capital paulista têm o que podem chamar de casa.

Por vários anos - para não falar desde sempre - o Morumbi (estádio do São Paulo Futebol Clube) recebe jogos dos quatro grandes de São Paulo - o quarto, obviamente, é o Santos de Pelé, mas isso não impede o fato de serem realizados clássicos no Pacaembu e no Parque Antártica.

No entanto, os clássicos cariocas fora do Maracanã? Estranho no mínimo.

Flamengo e Vasco em São Januário para 25, 30 mil espectadores não está certo. E não se trata de algum demérito ao estádio. Simplesmente deve se levar em conta o tamanho do clássico em comparação ao tamanho do estádio.

Sim! São Januário, no que se refere à clássicos, se iguala ao campo da Gávea e ao das Larangeiras.

O direito ao mando de campo no Rio de Janeiro foi extinto apartir do momento em que o Maracanã entrou em cena. Todos os outros estádios, querendo ou não, sucumbiram, alienaram-se aos clássicos, deixando, com toda razão, com que um único gigante regesse o espetáculo.

Contudo, o Maracanã ganhou um rival. O Engenhão. Esse sim é capaz de abrigar um público digno de um confronto entre grandes do Rio.

Agora sim há um outro estádio suficientemente bom para sediar alguns (!) clássicos.

Para encurtar essa prosa, diz-se: em território de Maracanã só sendo muito grande para ganhar um certo espaço.

Que São Januário e os cruzmaltinos perdoem esse blogueiro, mas apenas o Engenhão tem essa chance - pequena é verdade - de rivalizar com o Mário Filho.

Porque cá pra nós, o Maraca é o Maraca, e ponto.

crédito da imagem: O Glogo Online


2 comentários:

Anônimo disse...

concordo!

CLÁSSICO é raro.. é um evento à parte.. e merece um palco grandioso, para mais pessoas terem a oportunidade de ver!

Anônimo disse...

Ainda ei de conhecer!!!!!