segunda-feira, 5 de maio de 2008

Enfim terminam os estaduais!

Já temos os campeões estaduais de 2008. Com raras surpresas os regionais deste ano revelaram a supremacia dos grandes, mais uma vez!

O Palmeiras encerrou um jejum de 12 anos sem conquistar o campeonato de São Paulo. A vitória, mais do que anunciada, sobre a Ponte Preta nas finais serviu para confirmar o Palmeiras como um dos bons times que entram no Brasileiro como candidatos ao título.

Em Minas, após uma goleada surpreendente em cima do Galo no primeiro jogo, o Cruzeiro sagrou-se campeão com todos os méritos. Resta ao Atlético se concentrar na Copa do Brasil (tem o Botafogo pela frente nas quartas-de-final) e se atentar para o início do Brasileiro. Já o Cruzeiro, desde o término do primeiro jogo das finais mineiras, com toda razão, dada a goleada, foca o confronto com o Boca Juniors pela Copa Libertadores, no meio de semana.

O Campeonato Gaúcho de 2008 pertence ao Internacional de Fernandão, Alex e companhia. Os 8 a 1 em cima do Juventude mostraram que o time de Abel Braga tem um futuro próspero essa temporada e que as três derrotas desse ano para o rival de Caxias do Sul foram meros tropeços.

No Rio, o Flamengo conseguiu igualar os trinta títulos estaduais conquistados pelo Fluminense com o segundo campeonato seguido vencido em cima do Botafogo. Os 3 a 1 de ontem mostraram a força da “tropa de elite” de Joel Santana em jogos decisivos.

Já nesta próxima quarta-feira, Cuca e seu Botafogo têm um difícil confronto com o Galo pelas quartas da Copa do Brasil. Reedição do polêmico confronto do ano passado, também pela Copa do Brasil.

O Flamengo, por sua vez, tem a chamada “bába” nesta quarta-feira contra o já, quase, morto América do México pelas oitavas-de-final da Libertadores, no que será o último jogo de Joel Santana no comando técnico da equipe. Caio Júnior, ex-Goiás, Palmeiras e Paraná, será apresentado amanhã na Gávea.

Em Pernambuco, o Sport é o campeão de 2008, tornando-se tri-campeão estadual. O empate de 1 a 1 com o Central na última quarta-feira garantiu o título. O técnico Nelsinho Batista, que agora torce pela renovação de contrato de Romerito, um dos bons da equipe, tem tudo para levar o Sport a uma boa campanha no Brasileiro desse ano.

O campeão de 2008 em Santa Catarina foi o Figueirense. Com gol de Bruno Santos, na prorrogação do jogo final contra o Criciúma, o Figueira conquistou seu quinto estadual nos últimos nove anos.

O Vitória marcou sua volta a divisão de elite do futebol com a conquista do Campeonato Baiano. A goleada de 5 a 1 sobre o Itabuna garantiu, no saldo de gols, a vantagem sobre o rival Bahia para assegurar o primeiro lugar no quadrangular final. Agora, cá pra nós, que bom seria se no lugar do saldo de gols, fosse a realização de, neste caso, um Ba-Vi o critério decisivo para se conhecer o campeão de 2008.

A única decisão que não terminou como manda o figurino dos grandes foi em Goiás. O Itumbiara, de PC Gusmão, ganhou seu primeiro título estadual em 38 anos de história. Na final derrotou o Goiás de Paulo Baier, que, assim como ano passado, amarga o vice-campeonato e agora espera melhores ventos no Brasileiro que está por vir.


5 comentários:

Fourier disse...

Bela estréia no blog. Comentando sobre os campeões estaduais e melhor ainda com a vitória do Mengão.

Parabéns pelo texto e continuem escrevendo sempre.

Abraços
SRN

Anônimo disse...

Saudações Palestrinas e vamos fazer debates nosse Blog Dr!!! otimo.

Lucas Noleto disse...

iraaaaaaaaado mlq

Anônimo disse...

Ta ficando loco o blog, espero que continuem com a alta qualidade, e põe uns links pra RSS ai caraio se não ninguem entra de novo!
abçs!

Anônimo disse...

Puro orgulho do irmão jornalista!
Belo texto: sucinto e informativo.
Um beijo, Cacá.