sexta-feira, 16 de maio de 2008

"A minha torcida é aquela lá"

Camaradas virtuais! Eis aqui, nesse post, uma exaltação ao futebol. Nada de gancho noticioso, nada de factualidade (somente dessa vez, prometemos!). Estória rara, que deve ser passada adiante.

Um pai leva seu filho ao estádio de futebol pela primeira vez. Ao entrar pelo túnel principal que dá acesso às arquibancadas, pai e filho se agigantam.

Sob um toque divino, atrasados que estavam, assim que avistam o campo de jogo, presenciam um gol. O pai, torcedor do time que sofreu o gol, diz, cabisbaixo, ao filho: "Vamos, nossa torcida está logo alí. Vamos garantir um lugar pra sentarmos".

O filho, de olhos arregalados, contempla incrédulo a torcida adversária. Jamais, em seus poucos anos de vida, havia visto tamanha grandeza, tamanha imponência.

Daí em diante, o que se segue são fatos dos quais o pai leva consigo até hoje, os guarda como cicatrizes marcadas no meio do peito.

O filho diz ao pai: "Não, papai. Minha torcida não é essa aqui. A minha torcida é aquela lá". E aponta para o lado oposto do estádio.

A massa pulsante que, em uníssono, berrava lindamente, embasbacou até mesmo o velho pai.

Pai e filho se sentam, mudos. O jogo acaba e eles voltam pra casa.

Depois desse dia, pai e filho passam a se respeitar ainda mais, porém sentam-se em lados opostos no estádio.

Quem é o pai, quem é o filho, quais são os times e qual foi o resultado do jogo são perguntas irrelevantes. O que deve ficar na cabeça e qual a lição dessa estória são questões bem mais importantes a se colocar.

Iniciar uma criança no mundo do futebol tem que ser feito dentro de um estádio. É lá que se passa, de pai pra filho, não o amor pelo time de coração, e sim, com toda fidelidade possível, o que é o amor ao futebol.

Mas agora, trocando em muídos... Que bom seria escolher seu time de coração em uma situação como esta! Nessas horas a inveja é permitida aqui no Depois do Lance.

E, verídica que é essa estória, ela, simplesmente, faz com que esse blogueiro sinta mais vontade em tocar a vida com o futebol ao seu lado.

Nenhum comentário: