quinta-feira, 8 de maio de 2008

Enquanto isso lá no Everest...





A tocha olímpica, enfim, subiu o topo do mundo. O mau tempo foi superado, as adversidades geográficas ultrapassadas. A tocha chinesa esteve lá na Cordilheira do Himalaia, entre o Tibet e o Nepal. Tibet? Tocha chinesa?

O assunto parece não ter fim. Os desentendimentos políticos entre o governo chinês e o governo exilado do Tibet viraram notícia corriqueira nos jornais.

A tocha, símbolo do espírito olímpico, estaria se transfigurando? Ora bolas, o pronome "se", nesse caso, é altamente impróprio. A tocha não "vira casaca". Ela ainda é olímpica, representa a idéia grega de olímpiadas, na qual o esporte serve, com a maior nobreza, para (porque não?) o bem da vida.

A culpa é da China! Macula o espírito olímpico quem cria novo sentido ao seu símbolo maior. Ainda mais um sentido cheio de interesses políticos.

As arruaças criadas nas inúmeras cidades pela qual a tocha olímpica (ainda? ou a tal chinesa?) passou, mostram um lamentável desvio das atenções.

O Depois do Lance, como um blog de esportes, defende o lado esportivo das coisas. Dado isso, como não notar a pouca importância dada ao fato de o espírito olímpico da tocha (olímpica!) estar sendo posto de lado?

Graças ao Bom Pai, não há fortes especulações sobre novos boicotes aos Jogos. Salvo o anúncio de Maradona, no qual revela que não irá assitir às competições, nem sequer pela televisão, em solidariedade ao Tibet.

Agora, convenhamos. O que é pior? Um governo maculando o espírito olímpico? Ou Maradona tentando nos convencer que é politizado e falando que não verá os jogos nem pela TV, bem agora que o Boca avançou na Libertadores?

crédito da imagem: EFE


5 comentários:

Flávio Lobo disse...

Parabéns carioca!
O texto está ótimo, como já lhe disse.
Um abraço camarada

Anônimo disse...

caraaaaalho brother.. dessa vez vc se superou.. parecia coluna do lance.. daqueles caras q dá gosto de ler.. tava engraçado e informativo..

agora, deixando de lado a "camaradagem".. o título do seu post veio a calhar.. afinal, falar de coisas nacionais HOJE seria foda para você! hahahaha

continua nessa, mlk!

abraaço

Anônimo disse...

Ta legal cara!..Cuidado com uns erros de concordancia..e tbm não repita mto os mesmos adjetivos!!!

Isso ae..texto "cárater de revista"..literário e informativo!!

PS: Cuidado pra não deixar mto em evidência a sua opinião!!!
(O texto pode ficar dúbil entre crônica e opinativo!!)

Mais ta mto bom!

Mais responda pra mim..
Vc prefere a Europa ou a AMÉRICA ???
rssrsrsrsr

abraço!

Unknown disse...

mtoo bom msmo cara... mto bem escrito... o desenvolvimento da id�ia, a compara�o com a parada do maradona no final... s� n�o entendi direito o �ltimo comentario... do boca.. mas blz heheh
e concordo c o cara aqui em cima... cuidado c alguns errinhos de portugu�s, tipo "do esp�rito ol�pico estar..." ( o certo seria "de o esp�rito ol�mpico estar..."), "assistir as competi�es" ( em vez de "assistir �s competi�es") e "ver� aos jogos" ( "ver� os jogos" n�
mas isso n�o compromete o texto, que ficou irado, mto bom msmo. parab�ns mlk... continua assim.
abra�oo

Anônimo disse...

É isso aí galerinha....Parabéns! O texto está ótimo e muito bom para leitura! Dá vontade de ler... dá vontade de saber...Muito bom coleguinha!

Continuem assim.... e o Maradona amigo, não me convence! Piada!!!
Beijos e valeu!!!