terça-feira, 13 de maio de 2008

Fazer justiça é com a Justiça



Todos são culpados até que se prove o contrário ou todos são inocentes até que se prove o contrário? Fato jurídico e constitucional somente a segunda possibilidade.

O fuzuê, para não dizer circo, feito com o caso Isabella, por parte da grande imprensa, é um claro exemplo de como se faz justiça antes mesmo de a Justiça dar seu parecer. Fazer justiça é com a Justiça!

Partindo desse ponto, diz-se, com toda cautela e imparcialidade possível: Rebeca Gusmão é apenas suspeita em, agora, dois processos movidos pela FINA, nos quais é indiciada por doping e fraude. Fala-se em dois processos porque em um outro, que estava nas mãos da Corte Arbitral do Esporte (CAS), Rebeca terá, provavelmente, sua acusação de doping retirada. A corte considerou-se incapaz de julgar a apelação movida pela FINA por falta de jurisdição.

Rebeca é, por enquanto, supeita e não culpada aos olhos da Justiça. Assim como o casal é, por enquanto também, supeito de assassinar a menina Isabella. Ambos suspeitos. E entenda-se suspeitos como, nesses casos, réus que não obtiveram, ainda, o parecer da Justiça sobre suas acusações.

Com relação ao pai e à madrasta da menina, ao que tudo indica, não se beneficiarão de habeas corpus referente ao mandado de prisão preventiva da semana passada.

Depois do Lance é esporte e não blog de assuntos policiais. Por isso, voltemos à Rebeca.

A nadadora, ontem, declarou-se inocente mais uma vez. Disse que apesar de ter dois índices para Pequim, fora o revezamento, irá, se for inocentada nos dois processos restantes na qual é supeita (!), nadar apenas os 50m livre. E completou: "Eu vou para essas Olimpíadas sim, e vou trazer uma medalha para o Brasil, sim."

Cá entre nós, internautas, se essa nadadora, suspensa preventivamente desde o final do ano passado, for inocentada nos derradeiros processos; se essa atleta tiver seus índices novamente aceitos; se essa brasileira, depois de tudo o que anda acontecendo a ela, for aos Jogos e conseguir uma medalha, seja ela qual for, teremos, todos, que ter a decência de aplaudí-la.

E sempre lembrando: a Justiça ainda não deu seu parecer. Rebeca Gusmão ainda não é culpada, e sim inocente. Mas convém aguardar.


4 comentários:

Unknown disse...

E ae mlk!To sentindo firmeza nesse blog.Boas matérias! Então continua praticando que é muito importante.
Curti a iniciativa. Parabéns, abraço.

Anônimo disse...

O blog ta irado, cada vez melhor, dou a maior força e acho legal o blog tratar de todos os esportes e não só futebol como na maioria dos lugares observamos.
Agora no caso da Rebeca eu posso falar por experiência própria pois ja nadei com ela que ela não precisa de nenhum tipo de substância pra nadar bem, e se for constatado que ela realmente não havia usado substâncias ilícitas, a FINA deveria indenizá-la com milhões e milhões de dolares, afinal para se chegar ao nível de profissionalismo que ela chegou, é necessário dedicação a vida toda, e o que fizeram foi tirar dela uma coisa q ela batalhou sempre pra conseguir!ja falei demais, abraços e toda a sorte pra vocês!

Anônimo disse...

meu primo querido, acho que por aqui o negócio tem que ser sério e você sabe que eu não curto muito isso não, portanto serei breve. achei maneira a idéia e to vendo que voce se identificando basntante com o que voce ta fazendo. eu entrei aqui na primeira (das mil vezes que vc me mandou o link) e só nao comentei, porque eu nao reparei que existia esse espaço. continua assim, porque a ideia é excelente! beijos mari

Lucas Noleto disse...

excelente meu garotinho!
pra mim o melhor texto até agora...
continue nesta toada que o negócio vai dar certo!
abraço!