quarta-feira, 14 de maio de 2008

Racistas, tolos e sabe-se lá mais o que


Quando se pensa em futebol, àqueles sujeitos bons da idéia surge uma noção, por mais inconsciente que seja, de interação.

O esporte, não só o futebol, tem em si a capacidade de agregar, tem o dom de trazer à tona sentimentos dos mais nobres.

Esporte combina com alegria, com competição, com vida e saúde. No entando, há coisas com as quais o mundo esportivo não deve conviver, aliás, com as quais o mundo como um todo não deve conviver.

Exemplo? Pois aí vai. Em pleno século vinte e um e 60 anos após a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, eis que um clube de futebol russo, através de seu técnico e sua torcida, se acha no direito de se colocar alheio ao princípio da igualdade. Nega-se a contratar jogadores negros para a equipe.

A coisa é o Zenit, clube comandado pelo presidente da Rússia, que acaba de se tornar Campeão da Copa da Uefa. O técnico é o holandês Dick Advocaat. E a torcida está exemplificada pelo selvagem - para não dizer mais - na foto acima. Abaixo uma declaração do técnico do clube ao portal espanhol 20 minutos:

"Não quero negros no meu time porque meus torcedores não querem. Honestamente, não entendo por que eles prestam tanta atenção na cor da pele." Ora! Então, simplesmente concluindo, diz-se: racistas são os tais da arquibancada, não o Dick.

Não! Quem tem pacto com racistas, racista o é, de fato.

A bestialidade não tem fim. Incrível como em um campeonato europeu de ponta podem existir situações como estas. Ainda mais em um continente em que o regime nazista nasceu, onde uma guerra foi travada em prol da liberdade de vários, inclusive dos negros. Inacreditável. Inconcebível.

Que bem trás ao esporte sujeitos como estes? Bem trás à humanidade animais como estes?

Pensemos por um instante... futebol sem negros? O esporte sem negros? Isso é negar todo um passado. Isso é negar, entre outros: Pelé, Zizinho, Djalma Santos, Aleônidas Diamante Negro (!) da Silva... pra ficar somente no Brasil. Deus do céu, imaginem só um Diamante Negro jogando lá? Pandemônio na certa.

Além de racistas, esses sujeitos são tolos demais.

Obs: O técnico Dick Advocaat pediu três reforços negros para a equipe para a próxima temporada. Alegando que os brancos não têm o "a mais" futebolístico dos negros. Quer dizer que, além de racistas e tolos, se mostram hipócritas esses sabe-se lá mais o que?

crédito da imagem: Reuters


3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da matéria,mas acho que poderia ser mais completa, tratar mais da questão do racismo, ignorãncia enraizada em todas as sociedades. Por mais que nosso passado tenha sido sangrento, no mundo inteiro ainda existem aqueles imbecis que acreditam que a cor da pele torna alguém inferior.

Anônimo disse...

Mais um comentário, Ganriel vc ta falando demais na aula, parece uma mulher, rsrsrsrs. bjo

Anônimo disse...

tarda mas não falha!
cá estou eu lendo teu blog gabriel e me deparo com uma matéria que me deixa muito feliz de ver que ainda tem pessoas que tem alguma noção! acho que faltou a imprensa dar um enfoque maior nessa questão absurda desse clube de idiotas!
ponto pra vocês pela visão!